23 de mai. de 2008

Abertas as inscrições para o II Prêmio ENDEAVOR & Exame PME de Empreendedorismo


Pessoal,

Mostrem para o Brasil o potencial que a sua empresa tem para crescer, a inovação que você trouxe para o negócio, a trajetória da sua carreira que merece ser reconhecida.

Garanta sua inscrição pois as vagas são limitadas!
www.endeavor.org.br/premio

A recompensa, começa logo na seleção dos finalistas com o seguinte Jurí até o momento:
Alexandre Silva, Walter Longo, Patrick Morin, Veronica Serra, Mario Bethlem, Silvio Genesini, Eduardo Bom Angelo, José Grubisich, Márcio Utsch, Pedro Passos, Walter Torre Jr.

Ano passado, o Prêmio virou matéria de capa na revista Exame PME e contou com os seguintes jurados (de muuuuuuuito peso):
Luiza Helena Trajano, Edson Vaz Musa, David Thomas, Robinson Shiba, Laércio Cosentino, Marília Rocca, Bento Koike, entre outros.
Não perca!

21 de mai. de 2008

Amazon Sat e Instituto Endeavor lançam Semana Global de Empreendedorismo

MANAUS - O canal Amazon Sat, em parceria com o Instituto Empreender Endeavor, lançaram ontem (19), a I Semana Global de Empreendedorismo no salão de eventos do Studio 5 Festival Mall. O lançamento já vem ocorrendo em outras cidades do Brasil desde o início do ano e prepara os participantes para um importante movimento empreendedor que ocorrerá no período de 17 a 23 de novembro. Na mesma data, o evento será realizado, simultaneamente, em outras cidades do Brasil e em outros de 56 países. No lançamento da Semana Global, foram ministradas palestras e workshops sobre temas empresariais por instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Amazonas (Senac-AM). A organização Endeavor é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no Brasil, por meio do apoio a empreendedores inovadores, gerando postos de trabalho e renda. Novos empreendedores Segundo o analista de Marketing do Amazon Sat, William Duarte, a participação do canal no evento tem como objetivo dar oportunidades a novos empreendedores da região que possuem idéias empresariais, mas não sabem como desenvolvê-las. Para a coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais do Endeavor, Ludmilla Figueiredo, a semana será a grande chance para mudar a cara do Brasil empreendedor. "É um importante movimento que já vem sendo realizado há quatro anos em outros países e agora alcançou o Brasil para mudar o perfil do empreendedorismo no país", disse. De acordo com o regulamento do evento no site da Endeavor, durante a semana Global de Empreendedorismo, em novembro, haverá uma 'gincana' entre os participantes brasileiros e de outros países que deverão apresentar propostas e atividades para a área empresarial. O vencedor poderá ser premiado com uma viagem. A principal finalidade é fomentar o movimento e a interação da semana em todo o mundo. "Queremos ver os jovens que tenham intenção de abrir um negócio, e os funcionários de uma instituição trabalhem essa atitude e que a gente consiga colocar o assunto em pauta em na comunidade internacional", afirmou Ludmilla.Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista por 30 dias grátis

15 de mai. de 2008

Jornal do Tocantins Divulga a Semana!!!!


Brasileira é uma das 20 melhores escolas de negócio do mundo, segundo o FT

EXAME A Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, é uma das 20 melhores escolas de negócio do mundo, no segmento de educação continuada, de acordo com o ranking elaborado pelo jornal britânico Financial Times.

Veja o Ranking das melhores escolas de negócio
http://www.ft.com/

A Fundação Dom Cabral vem subindo no ranking do Financial Times. Em 2006, por exemplo, ocupava a 19ª posição. No ano passado, estava na 17ª. O ranking completo engloba 45 instituições que oferecem cursos sob demanda e cursos abertos. São analisados 16 critérios, que consideram tanto a avaliação dos clientes dos cursos, quanto um questionário preenchido pela própria escola. Em sete destes quesitos, a brasileira está entre as dez primeiras: preparação do conteúdo; desenho do curso; qualidade dos participantes; follow-up; infra-estrutura; localização; e parcerias. O critério em que é mais deficiente é a ausência de palestrantes e participantes internacionais nos cursos. Neste item, a Fundação Dom Cabral ficou em 43º lugar.
A escola brasileira também é uma das três únicas representantes latino-americanas na lista – e a melhor colocada. O Ipade, do México, ficou na 19ª colocação, empatado com o MIT. Já a Argentina IAE Management and Business School vem em 25º.

Veja o Ranking das melhores escolas de negócio http://www.ft.com/

Fonte: Financial Times

14 de mai. de 2008

Semana Global do Empreendedorismo - Tocantins


Em abril, a Endeavor foi até Palmas divulgar a Semana Global do Empreendedorismo e engajar mais parceiros para o movimento.

A reunião foi um sucesso! Cerca de 40 pessoas estavam presentes e todos participaram ativamente, visando uma Semana repleta de atividades.

Dentre as organizações estavam a Endeavor, representada pela Ludmilla Figueiredo, para levar o movimento até o Estado; o IEL, a Junior Achievement, o Sebrae, o Corpo de Bombeiros (Polícia Militar), a Seduc, a organização Jaime Câmara, a FIETO, Naturatins, Celtins, AJE, universidades, Câmara dos Vereadores, enfim; diversos nomes.

Agradeço ao José Ernesto, Sebrae - TO, a Josy, Adriane e Michel, Junior Achievement - TO por toda organização do evento e mobilização de parceiros. Sem acreditar, nada disto teria sido possível.

O cenário de Tocantins impressiona. De toda a população, 76% é funcionário público. Como o Estado tem 19 anos, a maioria é jovem e este é um ponto a ser trabalhado com a Semana. É possível se empreender em carreira pública, mas entrar na faculdade visando um emprego público para ter estabilidade, pode refletir em acomodação e não produtividade.

A região tem muito potencial e espaço para ser desenvolvida em diversos setores. É preciso estimular os jovens da região a perceberem o quanto podem contribuir lá ao invés de se formar e abandonar o Estado ou ainda seguir carreira pública para garantir o emprego vitalício, apenas.

Abraços,

12 de mai. de 2008

Empreendedorismo para gerar emprego e renda


Um convênio foi assinado na Rocinha, maior favela da América Latina, com cerca de 150 mil habitantes, localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Seu objetivo é gerar renda e emprego para a comunidade através do empreendedorismo. A construção de alternativas junto com a comunidade local é o grande diferencial deste projeto. Foram os próprios moradores que identificaram as áreas prioritárias para o começo das ações: comércio, serviços e turismo; esporte e cultura e artesanato e meio ambiente. A estimativa é que entre 1,5 mil e 2 mil famílias sejam beneficiadas nos próximos dois anos, segundo informou a Agência Sebrae.
São parceiros o Ministério da Cultura, empresas privadas, Banco do Brasil, Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e cerca de 30 entidades que atuam na Rocinha. Apresentações de grupos de dança, chorinho e capoeira marcaram a cerimônia que formaliza um projeto ambicioso do Sebrae no Rio de Janeiro: criar um cenário de desenvolvimento econômico e social na Rocinha. A meta é aumentar em 10% o número de pessoas ocupadas até dezembro de 2010.
Na prática, o projeto já começou. Lideranças locais foram capacitadas nos cursos Liderar e Líder Cidadão para olhar a comunidade de forma diferenciada, identificando os problemas e encontrando as melhores alternativas para solucioná-los. Para mostrar a importância do conhecimento, foram entregues ainda diplomas para os participantes do curso Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos. Só este ano, serão realizados outros dez cursos na área de Empreendedorismo, ampliando significativamente as ações do Sebrae/RJ, que atua na Rocinha desde 1996, através de um Balcão na comunidade.
'O Brasil está vivendo um momento especial, quando mais de 40 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza. Mas para aproveitar o ciclo de crescimento é preciso ter ferramentas. O Sebrae não é protagonista de nada. Nosso papel é de ajudar as pessoas a desenvolverem suas capacidades. Vocês já estão fazendo isso e merecem os parabéns. Agora é aproveitar a capacitação e a união de todas estas entidades para crescer na vida. Vocês devem praticar surfe nessa onda', brincou o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, que entregou os diplomas.
'O desenvolvimento deste projeto com entidades locais é um diferencial muito importante porque tem como elemento catalisador a força da identidade cultural que reforça a união e é capaz de provocar uma mudança de vida', disse o representante do Ministério da Cultura, Adair Rocha. O Ministério e Sebrae/RJ também pretendem montar um Museu Popular da Rocinha, e um Centro de História e Memória da Rocinha.-->


http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1680591-2574,00.html

9 de mai. de 2008

Wall Street Journal divulga lista dos 20 maiores gurus de gestão da atualidade

Relação mostra que os homens de negócios diversificaram suas fontes de consulta e procuram agora de escritores a psicólogos

O consultor Gary Hamel é, atualmente, o pensador mais respeitado pelos homens e mulheres de negócios da atualidade. Hamel lidera a lista dos 20 gurus mais influentes de hoje, publicada pelo jornal Wall Street Journal, bem à frente de medalhões do mundo corporativo, como o mitológico Jack Welch, ex-presidente da General Electric. Welch ocupa um distante 18º lugar na relação. Hamel consolidou-se como superguru da administração ao publicar, em 1994, o livro “Competindo pelo futuro”, em parceria com C.K.Prahalad, professor da Universidade de Michigan.

Para seus admiradores, o mérito de Hamel é usar o bom senso para analisar os métodos de administração. Uma das idéias defendidas por ele é a de que, no longo prazo, o sucesso das empresas depende muito mais do modo como são administradas, que de sua estratégia ou de seus produtos.

Os cinco maiores gurus dos negócios, segundo o Wall Street Journal

Primeiro: Gary Hamel –consultor
Último livro: O futuro da administração

Segundo: Thomas L. Friedman – colunista do New York Times
Último livro: Hot, flat and crowded (previsto para ser publicado em agosto)

Terceiro: Bill Gates – fundador da Microsoft
Último livro: Business @ the speed of tought

Quarto: Malcolm Gladwell - escritor
Último livro: Blink: a decisão num piscar de olhos

Quinto: Howard Gardner – professor de Harvard
Último livro: Responsability at work (participou como editor da obra)

De acordo com o WSJ, embora seja o líder, Hamel pode ser considerado o único superguru típico do ranking. Os demais citados representam uma grande variedade de áreas do conhecimento humano, abrangendo de jornalistas a psicólogos. Para o jornal americano, isso mostra que os executivos estão procurando, cada vez mais, variar suas fontes de informação, a fim de compreender as profundas transformações que o mundo e as relações humanas atravessam.

O segundo colocado no ranking ilustra bem essa mudança. Trata-se de Thomas Friedman, colunista do jornal New York Times e autor do best-seller “O mundo é plano”. O livro já vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. Para Friedman, seu mérito é “oferecer às pessoas um modo bastante simples de explicar um conjunto complexo de mudanças que está, de fato, alterando o ambiente onde elas vivem, trabalham e atuam”.

Adaptado de Exame - 09/05/08

Nova estrutura populacional pode acelerar o crescimento econômico

O Brasil vive um bônus demográfico. Ou seja, o país está atualmente com a melhor estrutura etária e a combinação ideal de condições demográficas e sociais para tornar mais propício o crescimento econômico.

Levantamento do IBGE projeta para o período 2000-2030 um maior contingente de pessoas em idade economicamente ativa com o menor percentual de crianças e idosos no total da população. Como resultado, há um grau de dependência econômica menor de quem é capaz de gerar renda. "A menor dependência tem efeito macroeconômico, pois significa maior capacidade de poupança, condição indispensável para a elevação dos investimentos necessários ao desenvolvimento econômico", diz José Eustáquio Diniz Alves, professor da escola de pós-graduação do IBGE.

O levantamento mostra que a quantidade de filhos por mulher cairá para 1,9 de 2000 a 2030, sendo que a taxa de fecundidade mínima para reposição da população é de 2,1. De 1950 a 1980, para cada 100 pessoas em idade economicamente ativa havia uma média de 82 em faixa etária de dependência (crianças e idosos). Para o período de 2000 a 2030, a taxa de dependência deve diminuir para uma média de 48 pessoas. Isso ocorre pela taxa de mortalidade baixa e menor natalidade. Além de reduzir o grau de dependência dos que geram renda, a nova estrutura altera o perfil de consumo, aumentando a demanda.

Com um menor crescimento, a população iniciou um processo de envelhecimento. A idade mediana da população passou de 19 anos para 31 anos o que significa que entre 2000 a 2030 mais da metade da população brasileira terá acima de 31 anos. propiciando maior concentração de pessoas adultas e em idade em que a contribuição como mão-de-obra costuma ser mais qualificada.

Outras condições contribuem para o quadro de bônus, como a população mais urbanizada e a redução do analfabetismo.

Alves explica que o bônus demográfico traz benefícios para todos e não somente para quem estiver em idade economicamente ativa no período, com a tendência de maior disponibilidade de renda e investimento. As crianças e os idosos se beneficiam porque aumentam suas chances por melhor qualidade de vida e melhores condições de educação e saúde. Alves diz que alguns estudos indicam que o bônus demográfico já começou a ter efeitos e que pode ter sido responsável por 30% do crescimento econômico entre 1970 e 2000.

De qualquer forma, diz ele, o período de bônus não dura para sempre. Depois segue-se o envelhecimento populacional. "Exatamente por isso o período de bônus deve ser levado em consideração para a implementação de políticas públicas que promovam principalmente educação e investimentos", acredita o professor. "Essa janela de oportunidade de nada adianta se o país não for capaz de absorver a mão-de-obra disponível e incentivar a produção e a produtividade." Disso vai depender um período de envelhecimento populacional mais tranqüilo. "Em qualquer país, a transição demográfica só acontece uma vez e somente uma vez se pode usar o bônus demográfico."

O assunto foi discutido na palestra "As transições demográficas, as mudanças na estrutura etária e o bônus demográfico no Brasil" promovido pelo Instituto Fernand Braudel, em São Paulo.


Adaptado do Valor Econômico
Marta Watanabe
08/05/2008

5 de mai. de 2008

Estudantes Priorizam Empresas com preocupações ecológicas

Pesquisa realizada com estudantes de Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (USP) e de faculdades privadas mostra que a empresa dos sonhos não é apenas grande porte, mas também ecologicamente responsável.

O levantamento foi elaborado pela Quorum Brasil, empresa que faz pesquisas estratégicas para o setor privado. Foram entrevistados 200 alunos (de até 29 anos) do último ano da graduação, entre março e abril. A metade desse número estuda na Faculdade de Economia e Administração (FEA), da USP.

As conclusões apontam para uma realidade otimista: a juventude de hoje passou a assimilar a importância do meio ambiente e da responsabilidade social. Seja por altruísmo, seja por pressão, os questionários apontam também que trabalhos sociais são importantes na hora de pleitear um emprego.

Além da preocupação com o meio ambiente (98% dos respondentes), os alunos dizem que gostariam de trabalhar em empresas abertas para ouvir opiniões dos funcionários (95%). Quando questionados sobre o que seria uma vida de sucesso, estudantes dos dois sexos não diferem muito. Mas chama a atenção o fato de mais mulheres (54%) assinalarem a resposta “realização profissional”. Entre os homens, o índice ficou em 51%.

A pesquisa identificou algumas diferenças entre as respostas dadas pelos alunos da USP e das instituições privadas, todas elas voltadas para um público das classes mais baixas. Entre os alunos da USP, a maior parte cita a área de atuação da empresa e os benefícios oferecidos por ela como os pontos mais importantes.

Os estudantes do outro grupo também valorizam os benefícios, mas a maioria busca empresas que ofereçam para eles perspectivas de crescimento. O setor industrial é o preferido para 36% dos formandos de universidades privadas; na USP, só 15% deram essa resposta. A maior parte, 37%, opta pela área de serviços ou finanças.
Compromisso - Trabalhar com o público interno tornou-se imprescindível para as empresas que buscam consolidar suas marcas como sustentáveis. Mais do que defender a organização, funcionários e colaboradores devem ser estimulados a adotar os valores e comportamentos éticos que a empresa pretende fundamentar suas práticas socioambientais.

Para o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Lage, nenhuma empresa conseguirá alcançar metas socioambientais (tal como qualquer outra meta) sem a participação dos funcionários. “As organizações são pessoas. Se elas não tiverem motivações pessoais, dificilmente a empresa chegará aos seus objetivos”, disse.

Fonte: Mercado Ético 30/4/2008

Empreendedorismo digital ganha força no País

Apesar da má qualidade de vida de grande parte da população, dos altos índices de desemprego e outros problemas sociais, o Brasil, segundo a maior escola de empreendedorismo do mundo, a Babson College, é um dos países mais empreendedores do planeta. Somado ao fato de que o povo brasileiro é o que mais navega na internet e também é o que melhor se adapta a inovações no mundo, surge no País um novo conceito de empreender que promete mudar o rumo de grande parte das empresas brasileiras, o empreendedorismo digital.

Somente em 2007, foram vendidos 23% mais computadores do que em 2006, o que representa cerca de 10 milhões de máquinas, sendo que 64% delas foram vendidas para pessoas que estão comprando o seu primeiro computador. O reflexo disso na sociedade é a formação de um enorme bolsão de usuários que vão começar a usar a internet diariamente, seja ela discada ou não, e que, em pouco tempo, estarão comprando on-line.

O volume de atendimentos dessa natureza aumentou 30% no ano passado, segundo dados do mercado. Eles diferem dos demais serviços disponíveis na rede por uma característica básica – pressupõem a presença de um funcionário para prestar auxílio ao cliente em tempo real, por meio de uma conversa por escrito no computador, por este motivo acabam sendo tão utilizados, pois permitem uma verdadeira interação virtual entre empresa e cliente.

De acordo com o consultor web e autor do livro Google Marketing, maior obra de marketing digital do País, Conrado Adolpho, a internet possibilita que qualquer um tenha sua empresa digital por um custo relativamente baixo, tanto de recursos humanos e manutenção quanto de logística ou marketing. "Todas as funções básicas de uma empresa podem ser resolvidas com soluções muito simples e de forma bem em conta. Basta conhecer as possibilidades que a rede oferece", explica o consultor.

Muitas empresas passaram a ter seus pontos físicos e também virtuais, passando com um isso a um aumento de quase 20% em seu faturamento apenas pelas vendas on line.

O papel do empreendedorismo em um país é crucial para girar a economia dele. No mundo off-line parece que a concorrência não está ajudando em nada os novos negócios a surgirem e prosperar. No mundo on-line, existe uma infinidade de novas oportunidades ainda não exploradas devidamente, esperando apenas pelo “clique” certo.

Adaptado de UPGRADE