Um grupo de jovens empreendedores, entre 21 e 23 anos, decidiu conhecer a fundo este novo modelo de organização que está surgindo: as empresas sociais. Atualmente, o grupo se dedica ao Projeto Setor 2 ½, com o objetivo de trazer e disseminar este modelo de negócio para o Brasil.
Uma das ações do Projeto é a criação de um documentário sobre empresas do Setor 2 ½, que será divulgado para inspirar e incentivar empreendedores e empresários brasileiros a adotarem o modelo de empresas sociais. Além de mostrar a prática no mundo, o documentário alertará para a criação de um novo setor. Hoje já existem organizações e ações de suporte a empresas sociais, como fundos de venture capital, novas leis, consultorias, ONGs, entre outras.
O grupo viajou para a Índia e Bangladesh para visitar empresas sociais e conversar com seus empreendedores, para entender melhor o modelo e dar início ao documentário. Por que Índia e Bangladesh?
Além de haver uma concentração de empresas sociais, do Setor 2 ½, no eixo Índia-Bangladesh, esses são países com economias e dificuldades parecidas às nossas.
O surgimento do conceito de empresas sociais aconteceu na Inglaterra. Lá, existe estatuto para empresas privadas, ONGs e empresas sociais, como resultado do movimento Social Enterprise que influenciou as políticas públicas.
Você já imaginou seu negócio combatendo a pobreza, sem abrir mão do lucro?
Pense nisso e visite o blog do Setor 2,5: projetosetor2emeio.blogspot.com