5 de mai. de 2008

Estudantes Priorizam Empresas com preocupações ecológicas

Pesquisa realizada com estudantes de Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (USP) e de faculdades privadas mostra que a empresa dos sonhos não é apenas grande porte, mas também ecologicamente responsável.

O levantamento foi elaborado pela Quorum Brasil, empresa que faz pesquisas estratégicas para o setor privado. Foram entrevistados 200 alunos (de até 29 anos) do último ano da graduação, entre março e abril. A metade desse número estuda na Faculdade de Economia e Administração (FEA), da USP.

As conclusões apontam para uma realidade otimista: a juventude de hoje passou a assimilar a importância do meio ambiente e da responsabilidade social. Seja por altruísmo, seja por pressão, os questionários apontam também que trabalhos sociais são importantes na hora de pleitear um emprego.

Além da preocupação com o meio ambiente (98% dos respondentes), os alunos dizem que gostariam de trabalhar em empresas abertas para ouvir opiniões dos funcionários (95%). Quando questionados sobre o que seria uma vida de sucesso, estudantes dos dois sexos não diferem muito. Mas chama a atenção o fato de mais mulheres (54%) assinalarem a resposta “realização profissional”. Entre os homens, o índice ficou em 51%.

A pesquisa identificou algumas diferenças entre as respostas dadas pelos alunos da USP e das instituições privadas, todas elas voltadas para um público das classes mais baixas. Entre os alunos da USP, a maior parte cita a área de atuação da empresa e os benefícios oferecidos por ela como os pontos mais importantes.

Os estudantes do outro grupo também valorizam os benefícios, mas a maioria busca empresas que ofereçam para eles perspectivas de crescimento. O setor industrial é o preferido para 36% dos formandos de universidades privadas; na USP, só 15% deram essa resposta. A maior parte, 37%, opta pela área de serviços ou finanças.
Compromisso - Trabalhar com o público interno tornou-se imprescindível para as empresas que buscam consolidar suas marcas como sustentáveis. Mais do que defender a organização, funcionários e colaboradores devem ser estimulados a adotar os valores e comportamentos éticos que a empresa pretende fundamentar suas práticas socioambientais.

Para o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Lage, nenhuma empresa conseguirá alcançar metas socioambientais (tal como qualquer outra meta) sem a participação dos funcionários. “As organizações são pessoas. Se elas não tiverem motivações pessoais, dificilmente a empresa chegará aos seus objetivos”, disse.

Fonte: Mercado Ético 30/4/2008

Empreendedorismo digital ganha força no País

Apesar da má qualidade de vida de grande parte da população, dos altos índices de desemprego e outros problemas sociais, o Brasil, segundo a maior escola de empreendedorismo do mundo, a Babson College, é um dos países mais empreendedores do planeta. Somado ao fato de que o povo brasileiro é o que mais navega na internet e também é o que melhor se adapta a inovações no mundo, surge no País um novo conceito de empreender que promete mudar o rumo de grande parte das empresas brasileiras, o empreendedorismo digital.

Somente em 2007, foram vendidos 23% mais computadores do que em 2006, o que representa cerca de 10 milhões de máquinas, sendo que 64% delas foram vendidas para pessoas que estão comprando o seu primeiro computador. O reflexo disso na sociedade é a formação de um enorme bolsão de usuários que vão começar a usar a internet diariamente, seja ela discada ou não, e que, em pouco tempo, estarão comprando on-line.

O volume de atendimentos dessa natureza aumentou 30% no ano passado, segundo dados do mercado. Eles diferem dos demais serviços disponíveis na rede por uma característica básica – pressupõem a presença de um funcionário para prestar auxílio ao cliente em tempo real, por meio de uma conversa por escrito no computador, por este motivo acabam sendo tão utilizados, pois permitem uma verdadeira interação virtual entre empresa e cliente.

De acordo com o consultor web e autor do livro Google Marketing, maior obra de marketing digital do País, Conrado Adolpho, a internet possibilita que qualquer um tenha sua empresa digital por um custo relativamente baixo, tanto de recursos humanos e manutenção quanto de logística ou marketing. "Todas as funções básicas de uma empresa podem ser resolvidas com soluções muito simples e de forma bem em conta. Basta conhecer as possibilidades que a rede oferece", explica o consultor.

Muitas empresas passaram a ter seus pontos físicos e também virtuais, passando com um isso a um aumento de quase 20% em seu faturamento apenas pelas vendas on line.

O papel do empreendedorismo em um país é crucial para girar a economia dele. No mundo off-line parece que a concorrência não está ajudando em nada os novos negócios a surgirem e prosperar. No mundo on-line, existe uma infinidade de novas oportunidades ainda não exploradas devidamente, esperando apenas pelo “clique” certo.

Adaptado de UPGRADE

14 de abr. de 2008

Superou a meta!

A Semana Global do Empreendedorismo, que tinha a meta de envolver 50 países, já possui a adesão de 56 países, conforme publicado ontem, nos EUA e UK.

2 de abr. de 2008

Indústrias criativas desenvolvem um país

A economia mundial teve nos últimos cinco anos uma extraordinária expansão e as indústrias criativas estão na vanguarda deste crescimento. Estas indústrias – que incluem a produção e distribuição de bens e serviços que usam capital intelectual como principal componente – estão no cruzamento das artes, da cultura, dos negócios e da tecnologia.

As indústrias criativas implicam a interação de setores tradicionais que fazem uso intensivo da tecnologia e estão voltadas para os serviços: desde a arte folclórica, dos festivais, livros, pinturas e das artes da interpretação ate à indústria cinematográfica, da radiodifusão, animação digital e videojogos, bem como a campos mais voltados para os serviços, como os arquitetônicos e de publicidade.

Uma pesquisa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) mostra que as indústrias criativas estão entre os setores emergentes mais dinâmicos no comércio mundial.

O desenho – e o artesanato – são os bens criativos dos países em desenvolvimento mais competitivos nos mercados mundiais. Em nível doméstico, os países em desenvolvimento, em geral, terão de melhorar melhorar as políticas da competição e também redobrar a consciência no campo dos DPI, além de oportunidades para o acesso a tecnologias avançadas e incrementar o uso de novos modelos comerciais e informações, bem como de ferramentas para dominar as tecnologias da comunicação para alcançar novos mercados.

Não há dúvidas sobre o potencial que têm estas indústrias nos países em desenvolvimento e seria uma lástima não utilizá-lo. O fato de esta indústria ser conhecida tanto pela criatividade quanto pelo capital as torna particularmente adequadas para países que são ricos em herança cultural e talento criativo, mesmo com o cenário a ser melhorado.


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* Adaptação do texto de Supachai Panitchpakdi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
Fonte: Mercado Ético, 01/04/2008

31 de mar. de 2008

O xadrez empreendedor

O tabuleiro está preparado. As peças postas e você disposto. Colocou
na cabeça que vai abrir um negócio. Seu objetivo é conseguir ganhar o
jogo. Mas até agora, você ainda não mexeu nenhuma peça. E só de
sonho, o cheque mate não vem. Você precisa dar o primeiro passo. É só você começar a andar e você verá que há inimigos pela frente. É o outro lado do tabuleiro. Nele estão seus medos, seus concorrentes, o mercado instável, o ócio...
Agora, você olha pro lado. Defina quem são seus parceiros, construa sua equipe.


Mas como saber qual peça mexer?
Muitas pessoas entram no mundo dos negócios com objetivos lindos, mas
utópicos. É querer ganhar no xadrez só movimentando peças sem pensar
no que está fazendo. É preciso definir metas, estratégias de jogo. Lembrem-se que há vários livros ensinando jogadas clássicas no xadrez e passos de empreendedores bem sucedidos. Você pode se inspirar, mas o seu jogo é único.

Errei, e agora? Desisto e vou jogar vídeo-game?
O erro é muitas vezes associado a derrota. Mas deve ser visto como
elemento de aprendizagem. Não há certo e errado. Há jogadas que trazem benefícios no presente e outras que podem trazer no futuro. Mudar a concepção e não desistir,
são fundamentais para o sucesso.

Outro ponto relevante que as pessoas confundem é a diferença entre
perder e abdicar em prol de conquistas maiores. No xadrez, muitas
vezes sacrificamos peças menores para conseguir comer uma outra mais
importante como a torre, rainha ou até o rei dando xeque-mate. No
mundo dos negócios, também é assim. Vive-se de escolhas o tempo todo.

Muitos empreendedores se deixam levar pelas conquistas iniciais e são
vencidos pelo comodismo, ócio ou a superação. Lembre-se que negócios vêm do
latim "negar o ócio".

No mundo do empreendedorismo, vocês passarão por muitos tabuleiros de
xadrez. Analisar adversários, planejar estratégias e elaborar
reflexões sobre cada jogada é necessário em todos os jogos. São
muitos xeques-mates que tem que ser dados. É cansativo mas é
recompensador. Preparemos as peças, respiremos fundo e boa sorte.

artigo de Luiz Cezar Oliveira Marinho

28 de mar. de 2008

Terceiro Ranking IBIE



O terceiro Ranking já vai começar. Sua empresa está preparada?
www.ibie.com.br

Mais Parceiros


Mais parceiros surgindo para a Semana:

ACIETO, AJE - (Sergipe, Ceará e Bahia), Aliança Empreendedora,
Anprotec-PA, Artemísia,
Banco Real, Citibank,
DBM, FACENS–Sorocaba,
FIESP, Global Franchising,
Grupo Edson Queiroz, Junior Achievement-TO,
Publit, Rami-PA,
Sebrae-TO, Sedect-PA,
SIFE, TV Ideal, VISA.

SELO



Para disseminar o movimento, o parceiro para a campanha institucional da Semana desenvolveu um selo, reforçando a mensagem em diversos meios de comunicação, que poderá ser baixado no link a seguir: faça o download.

O selo pode e DEVE ser usado por todos vocês em sites, blogs, materiais impressos, entre outros canais que impactem a todos!

27 de mar. de 2008

UAU!

Para quem não sabe, fechamos o ano de 2007 com chave de ouro!

Nos reunimos com os parceiros de mídia e selamos o acordo para a Semana:
- Roberto Civita, no grupo Abril.
- Luis e Cristina Frias, na Folha de São Paulo.
- João Roberto e José Roberto Marinho, na Rede Globo (RJ).

Começamos 2008 com força total!

Nos reunimos com mais alguns parceiros de mídia:
- Direção de redação do Valor Econômico.
- Revista Veja.
- Maria Tereza TV Ideal, da Editora Abril.
- Rede primária do Rio de Janeiro para apresentação da Semana. Estavam presentes:
• Antônio Dias Leite Neto
• Mário Chady - Spoleto
• Lars Grael - Light
• Paulo Novis – INFOGLOBO
• Marcelo Carvalho - Junior Achievement RJ / Ancar
• José Alberto Aranha - Instituto Gênesis PUC-Rio
• Alexandre Mathias – ESPM RJ
• Edmour Saiani – Ponto de Referência
• Cyd Alvarez – Agência de Publicidade NBS e Associação Brasileira de Propaganda
• Ana Hoffman – Funpat/ Petrópolis Tecnópolis
• João Madeira – Grupo Afro Reggae
• Marcos Wettreich – Weshow.com / Ajuda Brasil
• Gabriela Morena – Iniciativa Jovem
• Daniele Lua – Máquina da Notícia

Todos abraçaram o projeto e irão participar da Semana.

Valeu!

Lud Figueiredo

24 de mar. de 2008

Indiano, da Inglaterra, com ritmo brasileiro!



Figura diferente. Parecia tímido. Seu nome, exótico. Trata-se de Anjoum Noorani.
Simpaticíssimo e de extrema importância internacional, é encarregado pela promoção da Semana Global do Empreendedorismo e do Make your Mark, instituição ligada ao governo britânico e idealizadora do Movimento.

Anjoum esteve com a Endeavor durante toda a semana passada e, em sua estadia, visitou importantes parceiros da Semana, vendo de perto que o país não está para brincadeira. O "abrasileirado" Anjoum ficou impressionado com a estrutura e muito satisfeito com o profissionalismo dos brasileiros.

A Endeavor agradece cada parceiro que pôde recebê-lo: SEBRAE, Ashoka, Rapp Collins e Universia. Sem dúvida, em cada reunião houve troca de valiosas experiências, além de idéias que tornarão ainda mais rica a Semana Global do Empreendedorismo no Brasil!!

Para completar, conquistamos algumas reportagens em mídia como no jornal O Globo, na seção Economia, uma entrevista especial com ele(22/03 e 24/03/08), uma nota sobre a visita do Anjoume da Endeavor à instituição SEBRAE no próprio website www.sebraesp.com.br/principal/notícias/materias/2008/marco/20/ntc5.wspx, além, de dar oportunidade à Endeavor de reforçar a Semana na Revista Conexões, do SEBRAE, Jornal Boa Chance, com matéria de capa e no Estado de SP, este fim de semana.

A Semana está bombando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

18 de mar. de 2008

Nos 4 cantos do mundo, nas 5 regiões do Brasil.


Ultimamente, além das reuniões, telefonemas, e-mails e até discursos sobre a Semana para amigos, familiares, gato, cachorro e papagaio, estamos disseminando, ou melhor, profetizando a Semana com viagens pelo Brasil.

O Sul já sabe, o Nordeste e Sudeste também. Chegou a hora do Norte e Centro-oeste se engajarem, também!

Para cada Estado, deixamos um CD que tem tudo sobre a Semana para que ela se multiplique!

Todo o conteúdo você pode encontrar aqui:
www.endeavor.org.br/download/Semana_Global_Arquivos.zip

Abraços,

14 de mar. de 2008

Semana Global do Empreendedorismo - USA 2007




Olha só como foi a Semana lá fora...
Semana do Empreendedorismo USA 2007

Website

Finalmente encontramos alguém, ou melhor, "alguéns", uma turma pra lá de louca, pra fazer o site da Semana.

São 5 regiões, 26 estados, um distrito, uma pancada de gente entrando, atividades por todo o Brasil e um link com o site global, onde dá pra ver tudo o que está acontecendo no mundo durante a Semana… só doido topa fazer um projeto como esse. =)

Marcinha, Francis, Gui, Diogo, Plínio, entre outros, não só toparam como já colocaram a mão na massa e o nosso site será lançado em MAIO.

Vamos lá… todos se preparando pra cadastrar a sua atividade.
O quanto antes forem cadastradas, mais cedo todos nós vamos saber o que você está bolando para a Semana.

13 de mar. de 2008

O movimento

“Isso…isso…Semana Global do Empreendedorismo… É um movimento que a Endeavor esta liderando e que vai acontecer em mais de 50 países simultaneamente este ano”…

Essa é a frase que mais se escuta ultimamente na Endeavor.

O telefone não pára e o discurso do que é a Semana, de como participar e como se envolver no movimento tem sido o foco principal da área de comunicação.

No mínimo, são 10 reuniões por semana, 40 horas em telefonemas, e muita energia para mobilizar uma nação.

Já existem parceiros nas 5 regiões do Brasil, todos acreditando num movimento que irá transformar o país.

Entre: www.tiresuasideiasdopapel.org.br

Estão acreditando na gente.

No fim do ano passado estivemos na Rede Globo, no Rio de Janeiro, para uma primeira reunião com o Dr. João e José Roberto Marinho e com o diretor-geral, Luis Erlanger.

A simples oportunidade de apresentarmos a Semana já era motivo de muita comemoração. Havia virado o grande assunto da semana na Endeavor.

Ansiedade por imaginar como iam nos receber, se íamos conseguir apresentar, falar, enfim, como eles iriam encarar o assunto de um movimento global do empreendedorismo.
Cruzando o Cid Moreira no elevador, só nos fez acreditar ainda mais que estavamos na Globo e que era tudo ou nada.

Falamos com o coração, apresentamos com alma e os 3 receberam a Semana de uma forma surpreendentemente positiva. “Muito interessante”, disse joão Roberto Marinho apertando a mão do Paulo Veras na despedida.

Ligamos para o time da Endeavor para contar mais uma vitória da Semana, mais uma reunião, mais um grande parceiro.

Essa parceria ficou inteiramente completa depois da última sexta-feira, quando tivemos a oportunidade de conhecer uma grande figura chamada Eduardo Mack,
Um verdadeiro "evangelizador" de tudo aquilo em que ele acredita que pode ser tranformador. Profissional competente, inteligente e bastante inspirador.

Eduardo falou sobre como a Globo trabalhou o Pan e que a proposta era fazer o mesmo com a Semana Global do Empreendedorismo, envolvendo todas as Organizações Globo no projeto.

No fim da reunião, vimos que mais que um parceiro ou um líder de mídia, tinhamos conseguido envolver um agente de mudança, capaz de mobilizar e inspirar uma nação inteira.

Gostaria de dedicar esse post a eles, profissionais que conseguiram entender que mais que um movimento, a Semana é uma oportunidade de transformação cultural, de despertar a atitude empreendedora que está dentro de cada um de nós.