21 de set. de 2008

'Empreendedor tem potencial amordaçado pelo governo'

'Qual é o seu sonho?' Esta é a pergunta feita pelo professor e escritor mineiro Fernando Dolabela a crianças e adolescentes em escolas de todo o Brasil que contam com o programa Pedagogia Empreendedora. A resposta à questão pode revelar um empreendedor. "A pessoa empreendedora sonha e corre atrás para realizar o seu sonho", afirma.

Certa vez, ao perguntar aos alunos do ensino fundamental quais eram seus sonhos, Dolabela se deparou com uma resposta em coro: "Sonho em ser aposentado." A resposta, segundo o professor, reflete a falta de estímulo ao empreendedorismo no País. "As pessoas procuram uma renda vitalícia, seja por emprego público ou casamento", alega. "Elas buscam amarrar sua égua na sombra e viver às custas do governo."

A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de ensino voltada para a educação básica, com a estratégia didática para desenvolver a capacidade empreendedora de estudantes da educação infantil ao ensino médio. Segundo ele, a pretensão é que o aluno seja empreendedor em qualquer área que escolher como profissão. Dolabela, que mora em Belo Horizonte, esteve em Maringá, na semana passada, para participar do V Congresso Brasileiro de Administração.

Confira a entrevista com Dolabela aqui.

Fonte: O Diário - on line (www.odiario-maringa.com.br)

Nenhum comentário: